Dor de Dente
  • Use o fio dental para remover quaisquer alimentos presos entre os dentes. Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha. Não utilize nada quente ou coloque medicamentos no dente ou na gengiva dolorida.
  • Vá ao dentista o mais rápido possível.
Objetos presos entre os dentes
  • Tente remover o objeto com fio dental. Guie o fio dental cuidadosamente para evitar machucar a gengiva.
  • Se você não puder remover o objeto, procure um dentista.
  • Não tente tirar o objeto com um instrumento afiado ou pontiagudo.
Perda de dentes - Dentes de Leite
  • Leve a criança e o dente imediatamente a um dentista.
  • Coloque o dente em um recipiente com leite, água salgada ou com saliva da criança.
  • Se estes não estiverem disponíveis, use água.
  • Se você não puder ir a um dentista imediatamente, enxágue levemente o dente em água morna. Não toque na raiz.
  • Não tente colocar um dente de leite de volta na cavidade. Coloque em leite frio ou em água e leve-o com você quando for ao dentista.
Dentes permanentes:
  • Com cuidado, insira o dente novamente de volta em seu lugar após lavá-lo em água corrente. Não toque e nem esfregue a raiz. Caso não consiga, coloque-o num recipiente com leite, água salgada ou com saliva. Se estes não estiverem disponíveis, use água e vá ao seu dentista, se possível, nos próximos 30 minutos.
Quebra de dentes
  • Suavemente retire a sujeira ou os fragmentos de dentes da área ferida e limpe com água morna.
  • Coloque compressa fria na face, no local do dente ferido, para minimizar o inchaço.
  • Procure imediatamente um dentista.
  • Aplique pressão diretamente na área da hemorragia utilizando um pano limpo.Mordida na língua ou na bochechaAplique pressão diretamente na área da hemorragia utilizando um pano limpo.
.Mordida na língua ou na bochecha
  • Aplique pressão diretamente na área da hemorragia utilizando um pano limpo.
  • Se houver inchaço, aplique compressas frias.
  • Se o sangramento continuar, procure um pronto socorro.
Lentes de contato: Laminados tipo “lentes de contato”: uma opção conservadora e promissora na recuperação de sorrisos.
O destaque entre as novidades do mercado de Odontologia Estética são as lentes de contato dentais. Trata-se de uma técnica de confecção de finas lâminas de porcelana (a mesma utilizada para confecção de coroas cerâmicas ou facetas).
Veja o comparativo entre as lentes de contato dental e ocular na foto:

A nova aposta da Odontologia Estética

Esta técnica provoca pouco ou nenhum desgaste dental e pode ser usada para tratar pequenas imperfeições do dente, além de trazer resultados satisfatórios para os pacientes

O Cirurgião-Dentista não é mais visto como alguém que causa dor e medo, mas sim como um profissional que pode transformar o sorriso e a vida das pessoas. Um rosto belo e harmonico é a exigência de muitas pessoas que vão ao consultório odontológico, por isso, a Odontologia Estética está sempre progredindo para atender as necessidades dos pacientes que buscam cada vez mais o equilíbrio e a harmonia facial.

A nova aposta da Odontologia Estética são as lentes de contato dentais, usadas quando há intenção de modificar ou devolver a forma original do dente, ou para corrigir pequenas imperfeições como diastema, dentes quebrados, desalinhados, desgastados, com sinais de envelhecimento, e, também, para aumentar a borda incisal. Com espessura variável entre 0,3 e 0,5 milímetros, as lentes de contato dentais são facetas ou lâminas muito delgadas de cerâmica cimentadas sobre a parte frontal do dente, e pode haver pouco ou nenhum desgaste do esmalte. Dessa forma, na maioria dos casos, é possível reverter o procedimento já que a estrutura natural do dente não foi atingida. O conceito da lente de contato dental está relacionado à ótica de uma lente de contato ocular que, quando colocada no olho, torna-se invisível. Os mesmos princípios podem ser incorporados à faceta dental, a qual depois de cimentada ao dente une-se mimeticamente a ele e, desse modo, torna-se difícil detectá-la.

A principal vantagem desta técnica é não se ter o desgaste dental e a condição de se fazer um tratamento com material de qualidade fantástica e de alta durabilidade, com a capacidade de imitar as características estéticas do esmalte dentário sem ter que ‘gastar’ o dente natural, portanto, obtendo um resultado estético favorável e funcional. As lentes de contato são contraindicadas quando não há possibilidade de se atingir a forma desejada apenas acrescentando material restaurador, sendo necessário o desgaste de estrutura dental, o que descaracteriza as lentes de contato; também, em casos em que se deseja alterar a cor em mais de dois tons acima da escala, dentes escurecidos, muito mal posicionados ou que estão muito para frente.

O Cirurgião-Dentista deve realizar esse trabalho juntamente com o Técnico em Prótese Dental (TPD) que fabrica cada lente, confeccionadas uma a uma, em um processo delicado e artesanal de escultura e montagem e, depois, são cimentadas na superfície de cada dente com material adesivo adequado.

O tratamento é feito em três etapas. Na primeira, o Cirurgião–Dentista faz fotos e a moldagem dos dentes do paciente para a realização do planejamento digital do sorriso. Em outras palavras, planejar o sorriso do paciente previamente por um software no computador. O que a diferencia e, talvez o mais importante, é o fato de que as imagens digitais conseguidas e combinadas com ferramentas, também digitais, podem ser reproduzidas, permitindo ao Dentista desenhar e apresentar em um monitor o sorriso final do paciente. Em seu laboratório, o protético faz um enceramento de diagnóstico e testes para avaliar junto com o Dentista, a viabilidade de se colocar a restauração cerâmica. Em caso positivo, o Cirurgião-Dentista realiza uma simulação, por meio da técnica de mock-up, permitindo ao paciente vislumbrar como seu sorriso vai ficar com as facetas ou lentes de contato. Se o paciente requer mudanças mais extensas as facetas laminadas tradicionais podem ser a melhor escolha. Cada paciente precisa ser avaliado para se estabelecer a melhor indicação. Podendo até ser uma combinação de facetas tradicionais e lentes de contato dentais.

A diferença principal é que lentes de contato são feitas de uma porcelana especial que é muito forte e muito mais fina (0,2 mm) do que as facetas laminadas tradicionais. A espessura delas é comparável a das lentes de contato oculares. A vantagem principal destas lentes de contato dental é o mínimo desgaste de estrutura dentária ou até mesmo nenhum, necessário para realizarmos estas restaurações.

 
Nova técnica em odontologia estética que permite ao cirurgião dentista desenhar o sorriso do paciente junto dele e ter previsibilidade

O Planejamento Digital do Sorriso é mais uma evolução no campo da Odontologia, que segue em aperfeiçoamento constante tanto na parte da estética como na funcional e preventiva.

Um planejamento personalizado para cada paciente, respeitando seus desejos, personalidade e características físicas. O planejamento digital visa transformar o sorriso dos pacientes.

Em resumo, todo o procedimento é realizado com base em fotografias não só do sorriso do paciente, mas também de seu rosto por completo e em diversas situações, para que o planejamento seja idealizado com o objetivo de trazer ao sorriso o design mais adequado ao seu formato de rosto e até de sua personalidade. O que diferencia o DSD dos outros procedimentos de odontologia estética é que através das imagens do paciente, o dentista traça no computador, o que seria o sorriso ideal para o caso específico do paciente, que pode desenhar junto com o profissional de odontologia seu futuro sorriso.

“A grande vantagem desse procedimento, é que o cliente pode ver o possível resultado e forma-se uma relação de confiança entre o paciente e o cirurgião-dentista.”

Além da interação e participação ativa do paciente durante o tratamento, outra vantagem importante é o tempo do procedimento que é consideravelmente mais curto que os procedimentos tradicionais da odontologia estética, devido à redução expressiva das idas ao laboratório.

As indicações do Planejamento digital estético são inúmeras, desde a estética das gengivas (estética rosa) à estética dos dentes (estética branca). De maneira geral, é indicado para todas as pessoas que desejam fazer reabilitações estéticas nos dentes e possuem interesse em visualizar melhor o tratamento.

Na imagem, pode-se perceber a situação inicial com o desenho do planejamento e abaixo o comparativo dos desenhos da situação inicial e do planejamento.

Substância é utilizada na odontologia para normalizar músculo que apresenta hiperfunção melhorando ranger de dentes, sorriso gengival, entre outros problemas

A Toxina Botulínica, famoso Botox®, conhecida por disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, é utilizada também no tratamento odontológico para a resolução dos casos de sorriso gengival, tratamento do bruxismo e dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros. “A Toxina Botulínica é mais um recurso terapêutico que a odontologia dispõe para solucionar problemas”.

A especialista explica que a Toxina Botulínica age paralisando o músculo que está em hiperfunção, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca. “É um tratamento simples, eficiente, feito em dez minutos com agulha fina – como a usada para aplicar insulina – e com alto grau de satisfação relatado pelos pacientes”.

Para o bruxismo, por exemplo, a toxina botulínica ajuda tanto os pacientes que rangem quanto os que apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação para fazê-los perderem a força excessiva. “É um tratamento novo que vem apresentando resultados incríveis, ideal para quem não quer mais dormir com a placa protetora nos dentes”. O tratamento também é usado para casos de disfunção de ATM e dor orofacial.

Pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso - chamado sorriso gengival - podem escapar/ livrar-se da cirurgia nos casos em que a distância do lábio até a gengiva não excede três milímetros. Uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impede que ele suba e, mantendo-se no lugar, expõe menos a gengiva. “A melhora do quadro é notória e não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada”, garante Tatiane.

A toxina botulínica é muito útil ainda na preparação dos músculos da boca do paciente que vai fazer implante dentário. A substância ajuda no relaxamento da musculatura da mastigação, o que favorece a adaptação ao uso de próteses dentárias.

Assim como acontece quando usado para fins estéticos, pela Medicina, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de seis meses e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado.

Devido aos avanços científicos, hoje é possível, em casos selecionados, entrar no consultório sem dentes e sair no final do dia com todos os dentes fixos sobre os implantes dentários. Essa tecnologia, conhecida como carga imediata, proporciona uma grande satisfação aos pacientes devido aos rápidos resultados.

Os implantes com carga imediata podem ser utilizados nos seguintes casos:

· arcada total sem dentes ( substituição de dentadura por dentes fixos )

· arcada completa com alguns ou poucos dentes (normalmente dentes ou raizes dentárias com doença periodontal, dentes muito cariados ou próteses antigas)

· dentes unitários ou individuais (principalmente na região anterior)

· prótese dentária fixa de alguns dentes (em casos selecionados)

A carga imediata pode ser realizada para um único dente ou para todos os dentes

A carga imediata nem sempre é utilizada em todos os casos pois depende de condições específicas e favoráveis do caso. Portanto devemos planejar com critério seu caso de forma a obter o sucesso esperado.

A carga imediata é um procedimento que visa a instalação de uma prótese provisória inicialmente. O tempo decorrido até confecção da prótese final será discutido com o dentista e varia a cada caso.
As principais causas do mau hálito são a falta de higiene bucal adequada, cáries e doenças periodontais. Além disso, esse incômodo pode ser causado por diabetes, sinusite e alterações digestivas, entre outras doenças e alterações sistêmicas. O tratamento da halitose depende da causa. Visite seu dentista regularmente"

O que vc pode fazer para evitar a halitose?

-realizar a higiene bucal adequada,incluindo a limpeza da língua;

-beba agua regularmente;

-dieta balanceada em fibras,

-evitar alimentos com odor forte( alho cebola etc)derivados lácteos,gordura e frituras;

- evitar cigarro e bebidas alcoolicas;

-controlar o stress
No aparelho ortodôntico convencional, o fio metálico (arco ortodôntico) é preso aos braquetes por pequenas borrachinhas (ligaduras elásticas). Já no aparelho ortodôntico autoligado o fio é passado por uma canaleta e preso por pequenas tampinhas que já fazem parte de cada braquete, dispensando o uso de borrachinhas.

O aparelho autoligado é Mais estético

A ausência de borrachinhas nos aparelhos ortodônticos autoligados permite que esse modelo seja mais discreto que os aparelhos ortodônticos convencionais. Além disso, nesse modelo os braquetes podem ser confeccionados com material translúcido na parte frontal do aparelho. As peças também são menores do que em outros tipos de aparelhos, sendo assim mais discretas.

O aparelho autoligado é mais Higiênico

A vantagem nesse método é que a ausência de borrachinhas facilita a higienização bucal e o paciente não corre o risco de perder algumas delas durante o tratamento e acabar soltando parte do fio. A inexistência de borrachinhas também ajuda a evitar o acúmulo de resíduos alimentares, placa bacteriana e cáries.

Tratamento mais rápido com aparelhos auto ligados

Existem estudos que comprovam que o tratamento ortodôntico com o sistema aparelho autoligado pode ser mais rápido (até 7 meses mais rápido em relação ao aparelho ortodôntico convencional). Essa vantagem se deve ao menor atrito entre braquetes e fio nesse modelo, o que faz com que a movimentação dentária seja mais rápida.

As visitas ao consultório odontológico se tornam menos frequentes, pois não há a necessidade de muita manutenção, como a troca de borrachinhas (as borrachinhas perdem propriedade elástica e força com o tempo).

O aparelho auto ligado é mais Confortável

Para o paciente, a maior liberdade na movimentação dos dentes com aparelhos ortodônticos autoligados significa conforto e menos episódios de dor durante o tratamento, porque o aparelho autoligado exerce força mais leve e gradativa do que com aparelhos ortodônticos convencionais.

Esse modelo de aparelho também exige menos a necessidade de extrações dentárias para ser instalado.

Indicações dos aparelhos auto ligados

O aparelho ortodôntico autoligado, tanto quanto o modelo convencional, pode ser indicado para diversos problemas ortodônticos. Mas ele tem uma ligeira vantagem em tratamentos que necessitem de expansão de arcada (abertura do sorriso). Casos onde o aparelho ortodôntico autoligado pode ser utilizado:

· Dentes desalinhados

· Dente de leite retido (não cai e o permanente não nasce)

· Ausência de algum dente

· Dentes que nascem no lugar errado (céu da boca, ao lado da língua, girados ou encavalados)

· Mordida aberta

· Mordida cruzada (os dentes de cima ficam para dentro dos de baixo ao fechar a boca)

· Dificuldades na deglutição

· Alterações ósseas (queixo muito para frente ou para trás)

· Respiração pela boca

Não há restrição de idade para uso desta técnica.

Diga um Oi!