fechar× (71) 3381-7655 / 3382-5441

Check-up Odontológico: você sabia que uma avaliação rotineira pode prevenir doenças, como o câncer de boca?

blog-image
Para muitos, o check-up é assunto prioritário, sobretudo entre o final e o início de cada ano. Neste período, as pessoas costumam providenciar vários exames e avaliações médicas para saber como anda o corpo. Mas, a saúde bucal, muitas vezes, é negligenciada ou deixada para último plano – o que é, sem dúvida, um grande equívoco.

O check-up odontológico é simples, indolor e deve ser feito pelo menos duas vezes por ano para prevenir problemas e tratar precocemente doenças que podem afetar essa importante e fundamental região do corpo. A ida ao dentista deve ser ainda mais rotineira para quem possui histórico de doenças na gengiva, cáries, restaurações etc. Fumantes também requerem cuidados especiais e precisam ter atenção recobrada com a saúde bucal.

Quem acredita que vai levar longas horas avaliando a dentição, se engana. O check-up é feito de maneira rápida e o dentista consegue mensurar danos à saúde bucal, observando a boca com uso de câmera intraoral, sonda e até espelhos. Também podem ser solicitados exames de diagnóstico por imagem digital, como o raio-x, dentre outros. Essas inspeções podem ajudar a prevenir até doenças mais graves, como é o caso do câncer de boca, possibilitando um tratamento mais rápido e melhor prognóstico.

De olho no sorriso:
- Busque avaliação odontológica pelo menos duas vezes por ano. Caso tenha histórico de problemas com a saúde bucal, a visita ao especialista precisa ser mais frequente.
- Atente-se às recomendações dos especialistas para manter a saúde bucal em ordem, tais como o uso de flúor preventivo.
- Realize escovações, de maneira correta, após as principais refeições. Havendo dúvidas sobre a forma ideal para higienização, não tenha receio em solicitar informações ao especialista.
- Não abra mão do fio dental e dos enxaguantes bucais.
- Ao menor sinal de dor ou desconforto nos dentes ou na boca, um dentista deverá ser procurado.
- Opte por escolher locais de referência para o atendimento e avaliação bucal. A escolha de profissionais qualificados e certificados também pode ajudar a prevenir complicações futuras.

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios