fechar× (71) 3381-7655 / 3382-5441

Qual a importância do fio dental na higiene bucal?

blog-image
É natural que a boca acumule resíduos alimentares na língua ou entre os dentes. Por isso, é extremamente importante fazer a higienização bucal diariamente, com o objetivo de prevenir problemas dos mais simples, como tártaro, cárie e mau hálito, aos mais graves, a exemplo do câncer de boca e de língua. Além da escovação diária (dos dentes e da língua) e do uso de enxaguantes bucais, o fio dental é um forte aliado que muita gente acaba esquecendo de utilizar na profilaxia.

O fio dental é usado como instrumento de higienização dos dentes e também da gengiva, uma vez que ele consegue atingir locais que as cerdas das escovas não alcançam, eliminando restos alimentares e contribuindo para a redução de placas bacterianas. A recomendação é que a sua utilização seja até duas vezes ao dia, após as refeições principais (almoço e jantar), antes da escovação.

Em relação ao modo de uso, muita gente ainda tem dúvidas, mas a dica é passar o fio por entre os dentes, entrando na gengiva e sendo esfregado para cima, em movimento de 'polimento de sapato’. Assim, será possível retirar as impurezas que geralmente ficam escondidas na mucosa. Assim, evita-se a formação de cárie, gengivite e periodontite.

Crianças e adultos
Mesmo que os dentes sejam pequenos e em menor quantidade, se comparados com a arcada de um adulto, as crianças também precisam usar o fio dental, pelo menos uma vez ao dia, antes de dormir. Incluindo hábitos saudáveis na rotina do seu filho, é possível evitar problemas futuros, como uma cárie. A mesma coisa serve para os adultos que têm dentes implantados. O uso diário do fio dental é essencial para auxiliar a higienização e evitar doenças.

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios